quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

Escolha quem você é

“Você não descobre a si mesmo.
O "eu" não é algo que uma pessoa encontre; é algo que ela cria''
A frase acima é de Thomas Szasz (1920-) psiquiatra americano



Texto de Aldo Novak
http://www.aldonovak.com.br

No Brasil, há uma frase popular que diz: "Pau que nasce torto, morre torto".

A idéia defendida por essa frase é falsa, preconceituosa e irreal. Aqueles que a utilizam é que não querem mudar o próprio jeito de ser e se escondem na concha de uma ilusão confortável, disfarçada de principio natural. Quem a usa, teme que aquela pessoa que encontra diante do espelho, todos os dias, cobre mudanças. Por isso, tenta acreditar que não é possível mudar, que "sou assim, nasci assim e morrerei assim". Isso só se aplica para aqueles que acreditam nisso, como uma profecia auto realizada. Você é muito mais.

Não se preocupe em "descobrir" quem você é. Escolha quem você é.

Analisar seu interior, pode ajudar muito sua vida profissional, pessoal e emocional, desde que você encontre forças internas criadas em seu passado. Entretanto, sua história de vida pode ser tão confusa, dolorosa e cheia de problemas, que você pode cair em um dos maiores "contos do vigário" já inventados por nossa civilização. O conto do "eu sou assim". Pessoas, empresas e até governos costumam cair neste conto. Pseudo-ciências e pesquisadores da mente completamente incompetentes ajudam a perpetuar essa falsa crença.

Você não é seu passado, por pior que seja sua história. Tragédias de todo tipo podem ter marcado seu corpo, sua mente e seu coração. Ainda assim, você não é seu passado. Da mesma forma, por melhor que tenha sido sua vida, por mais sucesso que você tenha tido, por mais "sorte" que tenha vivido, você não é seu passado, e faz bem se lembrar disso, vez ou outra, para não cometer o erro da arrogância. Só porque tudo foi ótimo, até aqui, não significa que tudo continuará ótimo, daqui para frente. Todo dia é um novo dia, um novo destino e uma nova vida.

Você é o que escolhe ser agora, independente do passado que tenha tido.

Por isso é muito importante nunca mais repetir que você é assim, ao usar esta frase como desculpa para um comportamento que você julgue inadequado. Cada vez que você diz "eu sou assim", está desistindo de seu poder de escolha. Está deixando que seus pontos fracos ganhem uma força que não têm. Se desejar, diga "eu sou assim" somente para comentar seus pontos fortes. Embora também seja falso, vai provocar reforço positivo para aquilo que torna você um profissional mais competente e um ser humano melhor.

Você, provavelmente, conhece a música "Modinha para Gabriela", de Gal Costa, que foi sucesso da trilha da novela "Gabriela". Dizia algo como "Eu nasci assim... eu cresci assim... e sou mesmo assim... vou ser sempre assim... Gabriéééla!"

Ótima música, desde que você não aplique essa história a sua vida. Você não nasceu assim. Acredite, você nasceu com o mesmo peso de um pacote de arroz, do tamanho de uma saladeira e nem sabia falar. Então como é que você pode aceitar uma ficção tão irracional como o tal conto do "eu sou assim?".

Infelizmente, por razões diversas, certos profissionais e instituições, modernas e milenares, tentam fazer acreditar que você é assim, que nasceu assim ou que nada pode fazer para mudar quem você é. Saiba que tudo isso é ficção.

Você, eu e todos os seres do universo mudamos todo santo dia. Somos o que fazemos hoje. Agora.

Por isso, quando você enfrentar uma situação na qual sinta aquela tentação de dizer "eu sou assim", PARE TUDO mentalmente. Fique três segundos parado e repita: Eu sou o que escolho ser. E agora eu escolho um caminho diferente.

Você não precisa "descobrir" quem você é. Você pode escolher quem você é. Hoje, amanhã e sempre.

© Aldo Novak www.academianovak.com.br
Para republicar na internet, mantenha o nome do autor e o endereço de seu website. Fora da internet, o limite de impressão é de 30 cópias, desde que não haja objetivo comercial envolvido.

Nenhum comentário: